Mudanças de Planos...

Falei que aqui não iria colocar Trabalho e nem Politica,mas os pedidos foram muitos...Então vou postar a entrevista que dei hoje na Bonita FM.

Secretária de Saúde é entrevistada da Rádio Bonita FM...





Bonita FM: Secretária, recentemente a Senhora foi matéria em alguns blogs da região sobre ter assinado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) na Promotoria de Cruzeta, assunto esse também citado pelos Vereadores da oposição na última seção realizada na Câmara de Vereadores da nossa Cidade. Explique para nós o que é um TAC e o porquê da Senhora ter assinado um:
Débora Costa: TAC é um acordo firmado entre o Ministério Público e a parte interessada, no meu caso assinei ao TAC para a adequação ao que determina a Lei Federal 8.689/93. De acordo com a legislação, devo apresentar a cada três meses ao Conselho de Saúde e em audiência pública na Câmara de Vereadores, um relatório detalhado contendo a prestação de contas da SMS. Não sei porque esse assunto foi tão falado,e porque apenas meu nome apareceu,já que outras colegas Secretárias da região do Seridó também assinaram esse TAC.Mas para nós da SMS cumprir esse ajuste de conduta será muito fácil,já que o Governo Jackson Dantas trabalha com transparência e honestidade.
Na Gestão passada a então Senhora Secretária de Saúde também assinou um TAC semelhante a esse assinado por mim agora, e se ela que fazia parte de um Governo que nada entendia de transparência não pagou multa alguma, porque eu devo me preocupar?
Agora só lamento a atuação dos Vereadores da oposição, porque eles não falaram na Câmara na época sobre o TAC assinado pela então Secretária de Saúde, como fizeram agora?Por que não solicitaram a presença da mesma para prestar esclarecimentos? Ou os nobres vereadores só fiscalizam assuntos que não vão contra vossos interesses? È, com isso apenas provam que seu verdadeiro papel na Câmara é lutar apenas em prol de si mesmo e que a sociedade nada pode esperar deles. Mas Cada um tem os representantes que merece.
Bonita FM: Na última seção da Câmara a Secretaria de Saúde também foi alvo de duras criticas por parte de alguns Vereadores da oposição. Os Vereadores falaram que os pacientes de São José só não estão morrendo á míngua porque estão sendo atendidos em Caicó. Falaram também que devido a Secretaria de Saúde não ter convênio com o Hospital de Jardim do Seridó e com o médico Anchieta, pacientes de São José não podem receber atendimento naquela Unidade de Saúde. E que adversários políticos do Prefeito Jackson Dantas são perseguidos e nada conseguem na Secretária de Saúde. O que a Senhora tem a falar sobre essas denuncias:
Débora Costa: Carlos, desde que assumimos a SMS que o Vereador Rubiano de forma irresponsável tenta denegrir e prejudicar nossa imagem e atuação. Quem não se lembra que no inicio de 2009, o Vereador Rubiano veio a essa rádio nos denunciar por ter demitido os Agentes de Endemias (a qual ele fazia parte) e de forma irresponsável tentou criar pânico na população falando que por isso em São José haveria uma epidemia de dengue e que já havia criadouros do mosquito em toda parte.Ainda falou que a Promotoria Pública iria nos obrigar a readmitir ele e mais dois colegas que haviam sido exonerados pela antiga gestão.Mas o que aconteceu:Aqui não houve nenhuma epidemia de Dengue,e a Promotoria não nos obrigou a readmitir nem ele e nem seus colegas. Depois esse mesmo Vereador tentou denegrir minha imagem na Câmara de Vereadores ao insinuar que eu estava recebendo propina por exames realizados na SMS, algo que também o Vereador não teve como provar. Então Carlos, não sei se esse senhor age pela sua própria ignorância ou se é usado com um boneco pelo grupo a qual faz parte politicamente,só acho que ele deveria antes de falar qualquer coisa,ter conhecimento sobre o assunto e investigar as informações que lhe são repassadas.
Os atendimentos em Caicó na sua grande maioria são pagos pela Prefeitura Municipal de São José do Seridó através da SMS, mas de forma fraudulenta alguma pessoas que trabalham na Secretária de Saúde de Caicó que moram aqui em São José tentam enganar aos pacientes daqui falando que conseguiram os exames, cirurgias e consultas através da SMS de Caicó, tudo mentira,na verdade quem paga somos nós.Até os atendimentos do Hospital do Seridó são realizados através de pactuação com a SMS, se agente não pactuar atendimentos para lá ,os atendimentos são cortados.No hospital do SESP em Caicó também a Prefeitura Municipal de São José paga uma taxa para que a população daqui seja lá atendida.
Quanto ao convênio com o Hospital de Jardim do Seridó e com o Médico Dr. Anchiêta, me surpreendeu muito as declarações do Sr. Rubiano, afinal é de conhecimento de todos que Dr. Anchieta faz parte do quadro médico do nosso município (atende aqui toda segunda- feira) e se ultimamente ele vem realizando as cirurgias das pacientes de São José no Hospital de Acari, foi por escolha nossa, por encontrar lá mais apoio para nossos pacientes, já que uma das Diretoras do referido Hospital é minha prima legitima e também devido minha grande amizade com a Gestora de Saúde local.Mas isso jamais foi empecilho para que os paciente de São José fossem atendidos no hospital de Jardim do Seridó, para lá também pactuamos procedimentos,e lá contamos com um grande amigo nosso Emerson Azevedo que me ajudou muito no inicio da nossa gestão.Agora realmente os pacientes de São José só podem ser atendidos em Jardim ou em qualquer lugar pela SMS daqui(salvo em caso de urgência),com a minha autorização,só com um vereador debaixo do braço não serão atendidos.A não ser que seja na SMS de Caicó afinal lá são capazes de tudo para prejudicar nosso trabalho.
Agora de tudo citado pelos nobres Vereadores, o maior absurdo foi esse: “Que as pessoas que não votaram em Jackson são perseguidas e nada conseguem na SMS”. Sei que não precisaria dar explicação sobre isso, afinal cada pessoa que me procurou nesses meses a qual estou a frente da SMS, é prova viva que isso é uma grande calúnia, jamais tratei alguém mal ou deixei de resolver alguma coisa pelo simples fato da pessoa ter sido oposição ao Prefeito Jackson Dantas (postura essa que jamais seria aceita pelo nosso Prefeito),se não pude resolver algo, não foi pelo fato da política e sim porque nem sempre posso tudo.Agora jamais agi de má fé ou prejudiquei alguém por causa da política,mesmo porque não seria capaz,já que fui vitima disso no passado,e hoje sei que a vida é uma grande roda gigante, um dia agente tá lá em cima e no outro podemos tá lá embaixo e o que vai fazer a diferença é o que você fez enquanto estava lá em cima.
Bonita FM: Secretária, como a senhora avalia as última eleições realizadas aqui em São José?
Débora Costa: De forma positiva para o nosso grupo político, pois mesmo tendo pessoas do nosso grupo em palanques diferentes conseguimos eleger todos os nossos candidatos, e o Governo Jackson Dantas novamente mostrou a sua força quando na quarta-feira logo após o pleito eleitoral conseguiu colocar uma multidão nas ruas da Cidade. Nossa festa foi maravilhosa, bastante diferente do que foi realizado pela oposição na segunda, mas sempre é assim, comemoramos nossas vitórias com festa, alegria e muito amor,enquanto eles preferem sair as ruas para denegrir as pessoas com músicas de baixo calão,insultos e calúnias.
Bonita FM: Secretária, a Saúde de São José melhorou ou não melhorou?
Débora Costa: Sou suspeita para falar, mas acho que o trabalho que temos realizado fala por si só...
Implantamos o Projeto a Hora do Trabalhador (que atende trabalhadores de Segunda a Quarta das 17:00 HS ás 20:30 HS da noite)com atendimentos de Dentista,Médico e Enfermeira;,
Implantamos o Projeto Academia na Praça que funciona de Segunda a Sexta, três vezes por dia;
Implantamos também o Projeto Solar (Hidroterapia no SUS) que funciona duas vezes por semana com fisioterapeuta;
Médicos plantonistas todos os fins de semana e feriados (antes a população nesses dias era atendida por telefone pelo médico de plantão do Hospital do Seridó);
Casa de apoio exclusiva na Capital do estado para os pacientes de São José;
Reforma do Posto de Saúde do Assentamento Seridó, que mais parecia uma oficina do que um Posto Médico e que agora é digno de uma Clinica Particular;
Médicos especialistas atendendo no próprio município como Dr. Silvio Filho (Ortopedista), Dr. Gerson Barbosa(Cardiologista),Dr. Luis Dutra(Pediatra);
Compra de um Gabinete Odontológico e de equipamentos modernos para o Laboratório do Centro de Saúde Maria Fausta;
Aquisição de um carro (doblo) para levar pacientes em tratamento na Capital do Estado; Aquisição de uma moto CG Titan para a Vigilância Sanitária; entre outras coisas...

Olha Carlos se depois de tudo isso apresentado alguém falar que a Saúde de São José piorou, é porque é doido ou cego. Falar que não tá perfeita (eu aceito e concordo plenamente), afinal a Saúde do Brasil inteiro está pedindo socorro, agora falar que piorou, aí é apelar demais, mas como o pior cego aquele que não quer ver, fazer o que?
Na segunda após as eleições eu soube que no palanque adversário falaram que a saúde daqui ia mal, que aqui não mais nasciam crianças, que não havia parteiras... mas logo na terça nasce aqui em São José uma menina linda,e com oito dias nasceu outra,as duas amparadas por nossa parteira a Senhora Jacinta Clemente,e sem que eu precisasse levantar uma palha,mais uma das muitas calúnias levantadas por esse grupo caiu por terra. E se a Saúde daqui não esta tão bem como deveria estar, parte dessa culpa se deve ao fato da Maternidade Santa Costa continuar nas mãos desse grupo.
Bonita FM: Nestes últimos meses do ano de 2010, soubemos que houve uma grande queda na arrecadação do FPM (Fundo de Participação do Município), isso atinge diretamente a Secretaria de Saúde?
Débora Costa: Claro que sim, isso atinge não só a Secretaria de Saúde como toda a Gestão Municipal. Será um período difícil, em que teremos que cortar gastos. No caso da SMS iremos diminuir a frequência da doblo para a Capital,os remédios serão priorizados aqueles que compõe a Farmácia Básica e as ambulâncias só serão liberadas para urgências.Sei que tudo isso será difícil de administrar, mas faremos o possível para atravessa essa fase ruim sem maiores transtornos.
Bonita FM: Soubemos por fonte segura que tem novidades vindo por ai, a Senhora poderia nos adiantar que novidades são essas?
Débora Costa: Sim Carlos, afinal que espaço melhor eu poderia ter para contar a população sobre as nossas novas conquistas?
Acabamos de conseguir um laboratório de Prótese junto ao Ministério da Saúde, através de um Projeto enviado por nós da SMS. Poucos municípios da região conseguiram o Laboratório.Agora a população de São José poderá fazer suas próteses aqui mesmo em São José, e o melhor de graça.
Já estamos reformando a nossa nova Unidade Básica de Saúde (o prédio da antiga Secretaria de Educação) onde serão realizados os atendimentos da Equipe do PSF e assim que concluída a reforma, o Posto de Saúde Maria Fausta é que entrará em reforma, pois lá será construído nossa unidade mista(pequeno Hospital).
Esse mês iremos inaugurar a sede do Conselho de Saúde (que já está pronta), para que assim a população possa ter acesso as prestações de conta da SMS e de todo trabalho realizado,mostrando assim que no governo Jackson Dantas transparência não é problema e sim solução.
Aproveito também para comunicar que novas inscrições serão abertas para a Academia na Praça, a partir da próxima segunda-feira (18/10) das 9:00 ás 13:00 HS na Secretaria de Saúde.
Bonita FM: Obrigada Secretária pela sua presença em nosso jornal e parabéns pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo á frente da SMS.
Débora Costa: Obrigada Carlos e Luana Carcará pelo espaço, e principalmente obrigada a todos os saojoseenses que reconhecem nosso trabalho e sempre elegem a Secretaria de Saúde como uma das mais atuante do Governo Jackson Dantas.Obrigada a todos e um forte abraço!

Ainda na rádio a Secretária Débora Costa recebeu vários telefonemas parabenizando-a pela entrevista.

Nenhum comentário: